Casa dos Animais de Lisboa moderniza infraestruturas
O novo edifício tem uma sala de voluntariado, refeitório, gabinetes técnicos, sala de reuniões e formação, para além de uma nova sala de recobro e internamento e a ampliação da sala de cirurgia. Foram, ainda, beneficiados os espaços dedicados ao programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) e à sala dos gatos. A maternidade de gatos foi reabilitada e a área de sequestro da raiva melhorada, entre outras intervenções.
Na cerimónia de inauguração, Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, destacou o trabalho das equipas responsáveis pela gestão e cuidado dos animais na Casa, referindo-se à dedicação como “uma paixão única”.
O presidente sublinhou ainda o impacto do espaço, que “acolhe mais de mil animais" por ano: "É positivo, pelo trabalho extraordinário aqui realizado, mas negativo porque reflete o número de animais abandonados na cidade", afirmou.
Já no início de 2025, nas Amoreiras, irá abrir uma clínica veterinária gratuita, revelou o autarca. ”Há muitas pessoas que chegam ao fim do mês e, se tiverem que ir ao veterinário, não conseguem" e, por isso, “Lisboa vai ter a sua primeira clínica veterinária gratuita para aqueles que mais precisam”. Hoje, acrescentou, já fazemos isso com alguns vouchers e com alguns projetos".
A Casa dos Animais de Lisboa promove a captura e tratamento de animais, executa ações para reduzir o abandono e fomenta a adoção responsável.
Cerca de 90% dos animais aqui acolhidos, anualmente, são adotados.