Cultura

Casamentos de Santo António: Lisboa celebra amor e tradição

Nos Paços do Concelho e na Sé de Lisboa celebra-se mais uma edição dos tradicionais Casamentos de Santo António (CSA), uma das iniciativas mais aguardadas das Festas de Lisboa.


A manhã começou com a cerimónia civil de cinco casamentos, celebrados pela conservadora Ana Luísa Ferreira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Este é um momento que os lisboetas nunca esquecem”, sublinhou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), referindo que os noivos são os “embaixadores de Lisboa para sempre. Aquilo que aceitaram fazer, eu diria que é uma bondade única nas vossas vidas. Partilhar o momento que é vosso, com a cidade”.

À tarde, na Sé, o cónego Jorge Dias celebra o casamento de dez casais, que optaram pela cerimónia religiosa.

Já reunidos, os 15 casais desfilaram entre o Largo de Santo António e a Praça do Município, para a habitual fotografia, e daí para a Estufa Fria, onde se realizou o Copo de Água.

Após um dia repleto de emoção e tradição, os casais de Santo António juntaram-se ao desfile das Marchas Populares, na Avenida da Liberdade.

Na primeira edição dos CSA, em 1958, 26 casais uniram-se pelo matrimónio na Igreja de Santo António. Após dezasseis edições, a tradição foi interrompida em 1974. Trinta anos depois, a CML recuperou os Casamentos de Santo António, com o desígnio de celebrar a união entre os casais, num dia inesquecível para as suas famílias e para a cidade.