Centro de coordenação municipal esteve ativo 24h/dia durante a JMJ
O trabalho diário do CCOM envolveu 13 direções municipais da Câmara de Lisboa, a Unidade de Missão JMJ, as 24 Juntas de Freguesia e 21 entidades externas. No terreno, estiveram cerca de 850 operacionais, apoiados por 160 viaturas.
Ao longo dos 14 dias de atividade, foram registadas 4 200 ocorrências: o SMPC deu resposta a 1953; 951 com intervenção do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e 837 da competência da Polícia Municipal. Relacionadas com a JMJ, registaram-se 249 ocorrências, com maior incidência nos dias 2, 3 e 4 de agosto. Na sua maioria trataram-se de questões de saneamento, limpeza de vias e de estruturas, roturas de abastecimento elétrico e água, e manutenção do espaço publico.
A cargo dos vários serviços municipais estiveram as refeições aos operacionais envolvidos na JMJ: foram servidas 25 mil nos refeitórios municipais e fornecidos cerca de 14 mil reforços alimentares com águas, além da montagem de tendas para peregrinos e o apoio à atividade da PSP, com 4 700 barreiras metálicas e 160 mesas.
O evento mundial que Lisboa acolheu obrigou ao controlo das fronteiras aérea, terrestre e marítima, por onde passaram mais de um milhão de pessoas, entre 5 171 voos, 15 390 viaturas e 1 436 embarcações.
De registar, ainda, o apoio dado pela Câmara de Lisboa ao alojamento de 40 901 peregrinos, divididos por 113 equipamentos, com o apoio de 150 assistentes operacionais, e a articulação e mobilização das unidades orgânicas municipais e entidades externas, bem como a disponibilidade permanente de meios com imediata capacidade de resposta.
Durante a JMJ, Lisboa tornou-se “a cidade do encontro e capital do mundo e do futuro”. Obrigado, Lisboa.