Centro de inovação do Instituto Superior Técnico inaugurado no Arco do Cego
No mesmo espaço, a Unicorn Factory terá um novo hub temático, dedicado às tecnologias da saúde, do bem-estar, do desporto e da nutrição, financiado em parte por uma das scale ups que integraram a Unicorn Factory (BOUT), e que agora participa no seu crescimento. Este “será o primeiro de vários hubs temáticos que vamos criar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
“Há precisamente um ano lançámos a Unicorn Factory”, recordou, que atraiu já “54 empresas tecnológicas para investir em Lisboa, vindas de 23 países. Em conjunto, estas empresas anunciaram 8 200 empregos altamente qualificado e com salários muito acima da média”, assinalou o autarca, destacando a importância da construção de “uma nova comunidade de inovadores numa indústria onde Lisboa pode competir a nível mundial".
Esta é a segunda parceria entre o IST e a Unicorn Factory, com o Interactive Technologies Institute (Carnegie Mellon + IST), na cidade escolhida pela Comissão Europeia como uma das três finalistas da Capital da Inovação.
No local, está ainda instalado um posto de socorro avançado do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para onde será transferido o efetivo do quartel da Avenida Defensores de Chaves.
A obra – inaugurada com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do primeiro-ministro António Costa –, procurou recuperar o património e a fachada da antiga Gare da Carris, construída em 1882, preservando a história daquele edifício.