Cultura

Cerrar los Ojos vence a 17ª edição do Lisboa Film Festival

“Fechar os Olhos”, do realizador espanhol Víctor Erice, foi o vencedor da 17ª edição do Lisboa Film Festival - LEFFEST. O festival teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e termina com um balanço positivo: mais espectadores e salas esgotadas.


A obra vencedora - Cerrar los Ojos, no título original - tem estreia marcada para 7 de dezembro, em Portugal, e conta a história do desaparecimento de um famoso ator espanhol, Júlio Arenas, durante as gravações de um filme.

O júri premiou, também, o realizador argentino Rodrigo Moreno, com o filme “Os delinquentes”; o realizador romeno Radu Jude com “Do not Expect too much fron the end of the world” e o francês Cédric Kahn com o filme “O processo Goldman”.

Com a Inteligência Artificial como tema de destaque, a edição deste ano decorreu apenas em espaços de Lisboa: Cineteatro Turim; Teatro Tivoli/BBVA; Cinema Media Nimas; Palácio Sinel de Cordes; Trienal de Arquitectura; Academia das Ciências e contou com a presença do realizador vencedor Víctor Erice, o ator Gerard Depardieu e o escritor Georgi Gospodinov, entre outros.