Direitos Sociais

Cidadania e interculturalidade em debate em sessão plenária

A reunião do Conselho Municipal para a Interculturalidade e a Cidadania (CMIC) decorreu dia 4 de outubro nos Paços do Concelho. Encontro abordou os desafios da evolução constante da sociedade, com destaque para a necessidade crescente de adaptação a diferentes nacionalidades e influências culturais.


O evento foi liderado pela vereadora dos Direitos Sociais, Sofia Athayde, também presidente do CMIC, com a presença de representantes de entidades, membros e observadores deste Conselho, empenhados na integração das comunidades de imigrantes na vida da cidade. Esta reunião contou ainda a intervenção do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, sobre a relevância da diversidade na cidade.

Carlos Moedas destacou a "beleza da diversidade" nas cidades e enfatizou a sua importância para o sucesso urbano, observando que cidades prósperas são invariavelmente diversas. O presidente da Câmara sublinhou a “interculturalidade como uma força motriz para a inovação” e aplaudiu o compromisso de Lisboa em promover a diversidade cultural.

No encontro foram abordados os desafios trazidos pela evolução constante da sociedade, com destaque para a necessidade crescente de adaptação a diferentes nacionalidades e influências culturais. Sofia Athayde, realçou o papel crucial do CMIC na formulação de políticas que visam a integração de imigrantes e a redução da discriminação.

A sessão incluiu a discussão da abertura de procedimento para a alteração do regulamento geral do CMIC, com ênfase na necessidade de envolvimento ativo de todos os membros do Conselho.

Foi anunciado que o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) apoiará a CML na criação do Plano Municipal de Integração de Migrantes de Lisboa (PMIML) para o período de 2023 a 2026. O professor Jorge Malheiros, representante do IGOT, detalhou a abordagem que será adotada, destacando a participação das entidades envolvidas na área da migração.