Segurança

Cidade saúda todos os Bombeiros no seu Dia Internacional

Em todo o mundo, são muitas as homenagens prestadas, neste dia 4 de maio, a uma classe profissional cujo reconhecimento da população é unânime. Lisboa assinalou a data com uma exposição fotográfica e demonstração de manobras de socorro.


O dia “tem um grande significado, dado que revejo nele toda a minha carreira”, afirmou Paulo Batista, comandante da 3.ª companhia, do Quartel de Alvalade, relembrando “todas as ocorrências e as boas situações com as pessoas no socorro” prestado ao longo da carreira.

A iniciativa, no Mercado de Alvalade, foi organizada pela Junta de Freguesia de Alvalade e Câmara Municipal de Lisboa. Ao longo da manhã, a par da exposição fotográfica dos sapadores, durante o combate a incêndios, os bombeiros do Regimento de Sapadores de Bombeiros (RSB) simularam manobras de emergência e reanimação.

Em 2023, elementos do RSB participaram no campeonato do mundo de resgate e salvamento e sagraram-se campeões mundiais de desencarceramento e vice-campeões mundiais de trauma.

O Dia Internacional do Bombeiro celebra-se desde 1999, a 4 de maio, para relembrar e homenagear a morte de cinco bombeiros, no ano anterior, num incêndio na Austrália.