Direitos Sociais

Clínica de Apoio à Saúde Oral vai servir comunidades desfavorecidas

A Clínica de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O. Alta de Lisboa), inaugurada a 9 de janeiro, destina-se a pessoas entre os 18 aos 65 anos, de comunidades desfavorecidas de Santa Clara e Lumiar, para a realização de tratamentos dentários e reabilitação oral com prótese dentária.


Com cinco profissionais de saúde e área social, o espaço prevê a realização de quatro mil consultas até dezembro de 2025. O acesso depende da sinalização de casos de saúde oral, por parte das respetivas Juntas de Freguesia, ou por entidades de apoio social na comunidade.

O projeto pretende “contribuir para a inclusão social”, afirmou Sofia Athayde, “devolvendo sorrisos a pessoas que talvez não pudessem sorrir, plenas e inteiras”. A medida, acredita a vereadora dos Direitos Sociais, terá “impacto na saúde e na qualidade de vida destas comunidades".

A Clínica de Apoio à Saúde Oral – na Rua Tito Morais nº 21B, em instalações da Junta de Freguesia de Santa Clara – destina-se à execução dos projetos sociais: “Santa Clara a Sorrir”, da Operação Integrada Local de Santa Clara, e “Lumiar a Sorrir”, da Operação Integrada Local do Lumiar, promovidos pelo município de Lisboa, em articulação com o parceiro executor Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses.

O projeto é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência - Comunidades em Ação – Operações Integradas Metropolitanas - subinvestimento RE-C03-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa, com um financiamento europeu do Fundo Next Generation EU, no montante global de € 300 792,08.