Compromisso de Lisboa com diversidade de género distinguido internacionalmente
O STEM (Science, Technology, Engineering & Maths) - Women Congress Lisboa, realizado a 24 de outubro, na Gare Marítima de Alcântara, reuniu especialistas nacionais e estrangeiros para debater estratégias de atração e retenção de mulheres nestes setores, com o destaque para o impacto transformador na sociedade e no futuro.
Lisboa esteve em destaque no segundo painel do dia, e foi representada pela vereadora da Economia e Inovação. A cidade “abraça a inovação, a diversidade e o talento. Temos a ambição de nos tornarmos uma referência global em ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Joana Oliveira Costa.
E apresenta dados que consolidam a visão e o posicionamento da cidade: “ Somos, neste momento, o quarto startup hub mais popular na Europa, provando que em Lisboa existe, de facto, um ecossistema produtivo para o sucesso das nossas startups, com mais de 60 centros tecnológicos".
A cidade, acrescenta, “está no top 3 para nómadas digitais, com sete unicórnios com ADN português, com mais de 380 mil empresas com valor empresarial de 21 mil milhões de euros. Mais de 5 mil startups, 25 programas de aceleração, 26 incubadoras, mais de 100 espaços de co-work e 15 novos unicórnios”.
A tudo isto, concluiu, "de acordo com o Financial Times, juntamos 13 universidades no top 50 mundial, e 14 mil postos de trabalho criados através desta nossa estratégia”.
Durante o congresso, a cidade recebeu ainda uma distinção simbólica da Embaixada de Espanha - “Lisboa, STEM Women Congress City”, reconhecendo o seu compromisso com a promoção da diversidade e da inovação nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, colocando-a ao lado de cidades como Madrid, Barcelona e Montreal (Canadá).