Lisboa iCapital
Lisboa é a cidade mais inovadora da Europa
O projeto Unicorn Factory valeu a Lisboa o prestigiado reconhecimento da Comissão Europeia que atribui todos os anos 1 milhão de euros a uma grande cidade europeia (iCapital). Lisboa destacou-se pela capacidade em dar às empresas tecnológicas mais disruptivas todas as condições para crescer o seu negócio e ter um impacto transformacional da vida da cidade.
Desde a sua criação, a Unicorn Factory já atraiu para Lisboa mais de 60 novos centros tecnológicos, incluindo 12 empresas “unicórnios”, que anunciaram 14 mil postos de trabalho altamente qualificados. O projeto lançou 13 programas de inovação para incubar e acelerar mais de 370 empresas, e alcançou um novo record de investimento em Lisboa. Criou também maior proximidade com as escolas e as universidades, envolvendo 1.300 alunos em atividades pedagógicas sobre empreendedorismo e tecnologia.
Promovido pelo European Innovation Council no âmbito do Horizonte Europa, o prémio reconhece o papel das cidades na definição do ecossistema local de inovação e na promoção de inovações revolucionárias.
A atribuição do Prémio Capital Europeia da Inovação 2023 é um reconhecimento do trabalho das equipas da CML para posicionar Lisboa como capital global, inovadora, inteligente e sustentável.
Lisboa Unicorn Capital é “The Home of the Believers”, onde as ideias disruptivas podem transformar-se em projetos.
Home of the Believers
10.º aniversário do Prémio Capital Europeia da Inovação (iCapital)
O Prémio iCapital, que celebra este ano, o seu 10º aniversário, é atribuído anualmente pelo Conselho Europeu da Inovação e reconhece as cidades europeias que promovem a inovação, partilham as suas boas práticas de governação à experimentação e ultrapassam os limites tecnológicos em benefício dos cidadãos.
O Prémio reveste-se de uma forte cobertura mediática o que confere visibilidade, posicionamento e um renovado interesse público.
Com um valor de um milhão de euros, o Prémio será investido em inovação social, mobilizando a criatividade e dinamismo das empresas para encontrar novas soluções para desafios em áreas como a educação, o acesso à saúde ou integração de imigrantes, entre outros grandes desafios.
Os vencedores e segundos classificados são convidados a aderir à rede de alumni iCapital, um clube de prestígio, de partilha de conhecimentos e trabalho em equipa.
Os vencedores anteriores são Barcelona (2014), Amesterdão (2016), Paris (2017), Atenas (2018), Nantes (2019), Lovaina (2020), Dortmund (2021), Aix-Marseille Provence Metropole (2022) e Lisboa (2023) como Capitais Europeias da Inovação.
Na categoria de cidade inovadora em ascensão, os vencedores anteriores são Vantaa (2021), Haarlem (2022) e Linkoping (2023).
Porque somos Capital Europeia da Inovação? Como é que isso muda a vida dos cidadãos?
Fomos conhecer algumas das empresas apoiadas pela Câmara de Lisboa através da Unicorn Factory Lisboa.
Microharvest
Oscar
Lisboa um Ecossistema Atrativo
Unicorn Factory Lisboa
A Unicorn Factory Lisboa, lançada em 2022, é a marca principal que agrega e expande as operações da LUC ao longo de toda a cadeia de valor para maximizar o impacto económico. Inclui programas como Scaling Up e Soft Landing, além de hubs verticais focados em áreas como Gaming e Web3. Diretamente ligada à Unicorn Factory Lisboa está a Startup Lisboa, que tem trabalhado como incubadora, apoiando a criação de empresas e empreendedores nos primeiros anos de atividade.
Prémio “Lisboa Innovation For All”
“A inovação desempenha um papel-chave na melhoria da qualidade de vida e na resolução dos desafios sociais que afetam as cidades. Este é o impacto positivo que queremos ver crescer na cidade, através de três dimensões de grande relevância para o município, a educação, a saúde e a migração. Cada vez mais, Lisboa é um importante centro onde organismos públicos, empresas, universidades, centros de investigação, institutos tecnológicos e cidadãos colaboram no desenvolvimento, teste e experimentação de novos produtos e serviços. Todos juntos, somos uma comunidade inovadora e interativa capaz de transformar a cidade”
Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa e a Unicorn Factory Lisboa lançaram o Prémio Inovação Social “Lisboa Innovation For All” que visa encontrar soluções inovadoras nas áreas do acesso à saúde, à educação e integração de migrantes. Anunciado na Lisboa Unicorn Week, as candidaturas abriram em junho e são elegíveis para startups, scaleups, empreendedores e organizações que queiram apresentar ideias ou projetos com potencial de criação de impacto na cidade.
Reconhecida como Capital Europeia da Inovação em 2023, Lisboa recebeu um prémio no valor de 1 milhão de euros para a cidade, que financiará o Prémio Inovação Social - Lisboa Innovation for All - 2024 Desafio de Impacto Social, organizado pela Unicorn Factory Lisboa.
Qualidade da Educação
Procuram-se soluções inovadoras que visam melhorar a aprendizagem no ensino básico e secundário, reforçar as competências tecnológicas, promover o pensamento criativo e crítico, testar métodos alternativos de aprendizagem e fornecer novas ferramentas de ensino. Melhorar a capacidade de acesso dos estudantes ao ensino universitário e reforçar a capacidade da cidade para atrair professores. Para o ensino universitário, pretende-se diminuir o custo de vida dos estudantes universitários.
Acesso a Cuidados de Saúde
Os candidatos devem apresentar projetos inovadores face à saúde preventiva, através da utilização de wearables médicos, para melhor gestão de doenças crónicas, adesão à medicação e monitorização dos doentes. Outros objetivos incluem atrair profissionais de saúde, encontrar soluções para a falta de acesso a médicos de família e reduzir listas de espera. Visa-se promover estilos de vida saudáveis, aumentar a qualidade de vida e melhorar o acesso a cuidados especializados com pouca cobertura financeira, como cuidados dentários, cuidados oftalmológicos, saúde mental e serviços básicos de cuidados maternos e infantis.
Integração de Migrantes
Pretende-se melhorar a interoperabilidade e troca de informações entre instituições públicas, ONG e o setor privado para facilitar a integração dos imigrantes e a navegação por procedimentos burocráticos. Há um grande foco na habitação digna, apoio na procura de emprego e combate ao racismo e discriminação.
As candidaturas ao Prémio Inovação Social - Lisboa Innovation for All abriram a 1 de junho, iniciando uma fase de pré-seleção conduzida pela CML, Unicorn Factory Lisboa e especialistas em inovação social que selecionam os projetos com maior potencial em cada categoria.
Numa segunda fase, um júri composto CML, Unicorn Factory Lisboa e especialistas em inovação social, contando também com a opinião dos cidadãos de Lisboa, para selecionar três finalistas por cada categoria, que avançam para uma fase de teste ou prova de conceito.
Durante a prova de conceito, os finalistas têm seis meses para aprofundar o problema, preparar um piloto e definir fatores de sucesso, para que possam implementar o projeto-piloto ajustado à realidade de uma zona de Lisboa e testar a solução para que posteriormente possa ser implementada em escala na cidade.
Com base nos resultados do projeto-piloto, será selecionado um vencedor por categoria, que recebe um prémio monetário de 120 mil euros, além do apoio contínuo da cidade e da Unicorn Factory Lisboa para implementar a solução, e acesso a uma comunidade de inovação comprometida com desafios globais.
Start Up City
Startup Lisboa
1ª Semana do Empreendedorismo Lisboa
FabLab Lisboa
European Entrepreneuship Region Award
Centro de Inovação da Mouraria
Web Summit Lisboa
Hub Criativo Beato
Lisboa finalista iCapital
Lisboa Capital Verde Europeia
Covid-19
BioLab Lisboa
Scale Up City
Lisboa Unicorn Capital
Hub Gaming
TUMO Lisboa
Web3 Hub
Green Hub
AI Hub
First European Roadshow
Social Innovation – Innovation for all
Hub do Mar de Lisboa
International Network of Ecosystems
FoodTech & Responsible Tourism Hub
First oficial network of “European Unicorn Capitals”
Notícias relacionadas
Município lança Prémio de Inovação Social no valor 360 mil euros
Capital Europeia da Inovação apresenta estratégia para 2024
Cidade de Lisboa distinguida como Capital da Inovação da Europa
Lisboa é finalista candidata a Capital Europeia da Inovação 2023
Lisboa recebe 325 candidaturas ao maior prémio de inovação social da Europa
Abriu em Alvalade o Web3 Hub dedicado a tecnologias emergentes
Microsoft escolhe Lisboa para lançar novo centro de Inteligência Artificial
Financial Times considera Fábrica de Unicórnios um dos melhores programas da Europa
Unicorn Factory recebe laboratório de investigação em robótica
Câmara de Lisboa e Startup Portugal partilham stand na Web Summit
Fábrica de Unicórnios recebe a 3ª edição do programa “Scaling Up"
Fábrica de Unicórnios de Lisboa arranca com oito scaleups
Fábrica de Unicórnios apresentada em Lisboa
Novo Unicórnio em Lisboa vai recrutar cerca de 100 engenheiros