Economia
Inovação

Novo Unicórnio em Lisboa vai recrutar cerca de 100 engenheiros

A tecnológica americana Iterable abre em Lisboa um centro de investigação e desenvolvimento e vai recrutar até 100 engenheiros. Desde a criação da Unicorn Factory Lisboa, 67 empresas tecnológicas instalaram aqui centros de inovação e estão a recrutar 15 mil pessoas na cidade.


A empresa com sede em São Francisco, com mais de 1 200 clientes em 50 países, escolheu a capital portuguesa para desenvolver novos produtos e serviços, aproveitando o espírito inovador e ambicioso da cidade. A Iterable é uma plataforma que usa a Inteligência Artificial (IA) na otimização da comunicação com o cliente e tratamento de dados.

A expansão do setor tecnológico em Lisboa tem vindo a transformar a cidade num polo de inovação, atraindo cada vez mais empresas de renome internacional. Durante o evento, organizado pela Unicorn Factory, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o valor desta transformação: “Cada empresa tecnológica que se instala em Lisboa significa mais emprego, melhores salários e melhores oportunidades para os Lisboetas, sobretudo para os mais jovens”.

Andrew Boni, da Iterable, salientou, por seu lado, a importância da cidade no crescimento da empresa: “Em Lisboa descobrimos uma cidade que encapsula perfeitamente a nossa energia, ambição e mentalidade. Estamos aqui para contribuir para a vibrante história de inovação desta comunidade", afirmou.

Lisboa posiciona-se atualmente como um importante hub de inovação global, com 67 empresas tecnológicas a instalarem-se na cidade desde que foi lançada a Unicorn Factory, em 2022. As empresas “estão a recrutar mais 15 mil pessoas na cidade”, e participam em programas de aceleração para "apoiar pequenos empreendedores a crescer e internacionalizar os seus negócios”.