Inovação

Lisboa recebe 325 candidaturas ao maior prémio de inovação social da Europa

A iniciativa "Lisboa Innovation For All", promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Unicorn Factory Lisboa, recebeu candidaturas de 40 países. O prémio, que visa apoiar projetos que utilizam a tecnologia para enfrentar desafios sociais, reuniu propostas nas áreas de Educação, Cuidados de Saúde e Integração de Migrantes.


No próximo dia 21 de outubro, durante os Entrepreneurship Awards, serão anunciados os três finalistas do concurso Lisboa Innovation For All, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da Unicorn Factory Lisboa.

Carlos Moedas, presidente da CML, destacou o sucesso das candidaturas internacionais, que superaram as expectativas, com propostas de países como EUA, Brasil, Alemanha, Índia e Emirados Árabes Unidos. O autarca salienta que “o sucesso das candidaturas é a prova que Lisboa é a cidade onde a inovação está ao serviço das pessoas, e isso é reconhecido em todo o mundo”.

Os vencedores de cada categoria - Qualidade da Educação, Acesso a Cuidados de Saúde e Integração de Migrantes - serão escolhidos por um júri composto por seis especialistas. Após a seleção, os finalistas passarão seis meses a desenvolver os seus projetos em conjunto com a CML e a Unicorn Factory Lisboa, recebendo um prémio monetário de 120 mil euros para a implementação das suas soluções.

Vão ser, também, anunciados os vencedores dos Entrepreneurship Awards, que estão divididos nas seguintes categorias: Startup Mais Promissora, Melhor Startup de Impacto, Melhor Startup Universitária, Prémio Ecossistema, Prémio João Vasconcelos - Melhor Pitch e Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano, reforçando o papel de Lisboa no ecossistema de inovação e empreendedorismo.