Município lança Prémio de Inovação Social no valor 360 mil euros
O prémio, com um valor de 360 mil euros, repartido pelas três categorias, vai permitir ainda a incubação na Fábrica de Unicórnios, com acesso a espaços de trabalho, mentores, e apoio da Câmara Municipal de Lisboa, de forma a testar as ideias vencedoras na cidade. As soluções devem responder a uma necessidade e/ou a um desafio numa ou mais destas três áreas, e aptas a ser implementadas no prazo de um ano após a atribuição do prémio.
As propostas podem ser apresentadas por organizações nacionais e internacionais: scaleups (empresas em crescimento e têm escalabilidade) que já tenham uma solução que pode ser redefinida e adaptada a Lisboa; startups (empresas inovadoras em fase inicial, com potencial de crescimento) que estão a desenvolver ou têm uma solução em teste e empreendedores que estão a desenhar ou a melhorar uma solução existente.
Na apresentação do prémio, durante a Semana do Empreendedorismo, Carlos Moedas salientou a importância de “motivar o ecossistema, que já é muito forte em Lisboa, para criar mais projetos de inovação social, nas áreas da educação, saúde e integração" de migrantes. A inovação, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “desempenha um papel-chave na melhoria da qualidade de vida e na resolução dos desafios sociais que afetam as cidades.”
Em novembro do ano passado, Lisboa foi distinguida com o prémio “European Capital of Innovation”. Na ocasião, Carlos Moedas anunciou que o valor do prémio – um milhão de euros – seria investido pela Unicorn Factory "para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”.