Dia Mundial da Bicicleta assinalado nas Escolas da Mobilidade de Lisboa
As 117 crianças, das escolas de EB Quinta dos Frades, Bairro Padre Cruz, Externato de Educação Popular e Jorge Barradas, tiveram a oportunidade de aprender, ou relembrar, as principais regras de trânsito para andar de bicicleta, escolhida por cada vez mais pessoas em Lisboa como meio de transporte. Entre outras regras, aprenderam que, de acordo com o código da estrada, apenas os menores de 10 anos poderão andar nos passeios.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, teve a participação do Programa Escola Segura, da Polícia de Segurança Pública, e da EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.
O Dia Mundial da Bicicleta foi instituído em 2018, pela Resolução 72/272 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, para promover os benefícios deste meio de transporte, na proteção do ambiente e no aumento da segurança rodoviária.
Em Lisboa, com o aumento da infraestrutura ciclável e a introdução do sistema de bicicletas públicas partilhadas GIRA, a bicicleta começou a ser considerada uma alternativa real para muitas pessoas.
Nas escolas aderentes, por outro lado, o programa de mobilidade escolar “Comboio de Bicicletas” permite aos alunos ir de bicicleta para a escola, acompanhados por monitores. Tal como um comboio normal, tem uma linha/percurso e horários definidos. A participação é gratuita.