Segurança

Está concluída a requalificação e ampliação do Quartel dos Voluntários da Ajuda

A inauguração, a 22 de maio, conclui a intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, em resposta à degradação das instalações, que apresentavam “risco iminente de colapso”. Em setembro do ano passado, o executivo municipal havia aprovado um apoio de 200 mil euros para recuperar as instalações dos Bombeiros Voluntários da Ajuda.


Na cerimónia de inauguração, Carlos Moedas salientou o “heroísmo” dos operacionais da corporação, no resgate de 22 pessoas em Alcântara, durante as cheias de dezembro último, “incluindo o resgate de uma senhora idosa, acamada, que não conseguiria sobreviver se não fosse o vosso trabalho”.

Os Bombeiros Voluntários da Ajuda fazem parte do futuro da cidade, e, por isso, afirmou o presidente da autarquia, “precisam de ter as condições para cumprir o seu dever […] para salvar vidas.

O apoio da Câmara de Lisboa, concluiu, “não foi mais do que uma forma de Lisboa retribuir por aquilo que dão à cidade”. “Decidimos fazer a nossa parte, e apoiar a requalificação e a ampliação do quartel”.

A inauguração das renovadas instalações, na Rua Sá Nogueira, teve a presença do vereador da Proteção Civil e Socorro, Ângelo Pereira; da presidente da Associação de Bombeiros Voluntários da Ajuda, Luísa Mendes; do comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, Fernando Azevedo, e do presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, Jorge Marques.