Cidadania
Transparência

Ética e Transparência: as bases para uma sociedade informada

Na abertura do seminário “Ética e Transparência no Acesso à Informação”, a 1 de outubro, a vereadora Joana Almeida apresentou os principais desafios enfrentados pelo município de Lisboa na gestão do acesso à informação.


Na iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), para assinalar o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, a vereadora do Urbanismo, Sistemas de Informação, Cidade Inteligente, Transparência e Prevenção da Corrupção, reforçou o compromisso da CML com a transparência e ética no acesso à informação, contribuindo para uma sociedade mais informada e participativa.

Com uma estrutura de 10 mil trabalhadores e 23 unidades orgânicas, os pedidos de informação chegam por diversos canais, afirmou.

Para lidar com esta realidade, a vereadora frisou a necessidade de uma organização interna robusta, com o suporte de sistemas de informação adequados. “Para prestarmos um bom serviço aos cidadãos, temos de garantir uma gestão eficaz da informação dentro da Câmara”, disse.

Uma das principais iniciativas em desenvolvimento, revelou Joana Almeida, é a criação de uma ferramenta de suporte à monitorização dos pedidos de acesso à informação administrativa, que permitirá uma resposta mais célere e eficaz.