Festival 5L apresenta programa da 5.ª edição
Desenhado para profissionais, todas as iniciativas são de entrada livre e gratuita: concertos, conversas, espetáculos, exposições, oficinas, palestras, e um programa educativo. O festival, sublinha a organização, “pretende ser um ponto de encontro literário que reúne entusiastas e céticos para refletir sobre o desenvolvimento tecnológico, a experimentação, a inventividade, a mudança e a rutura”.
Ao longo de quatro dias, com início a 5 de maio, dia da língua portuguesa, as iniciativas acontecem “de manhã de forma descentralizada na cidade” e à tarde na Biblioteca Palácio Galveias. Nos dias 9, 10 e 11 o Beato Innovation District será o palco desta quinta edição, com a curadoria de Carlos Vaz Marques, Catarina Magro e Jorge Amorim.
Organizado desde 2020, então com direção artística de José Pinho, o Festival 5L teve um início atribulado, em plena pandemia de Covid-19, em formato digital, e depois formato misto. A primeira edição integral foi adiada para 2021.
Na apresentação da programação, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembrou José Pinho: “Sem ele não estaríamos aqui. Conheci-o há muito tempo, e lembro-me de ele dizer que era um pastor moderno do setor livreiro”.
O Lisboa 5L, assinalou Carlos Moedas, aposta desde o começo na “ideia dos cruzamentos”. “Se nós nos cruzarmos, falamos uns com os outros, ouvimo-nos, mesmo quando não estamos de acordo. E os cruzamentos entre a ciência, a inovação e a cultura, a literatura, são ainda mais fortes, porque são realmente o motor do futuro”.
Em 2023, o editor e livreiro José Pinho foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Cultural. Criou e coordenou festivais literários de dimensão nacional, entre os quais o Lisboa 5L. No papel de livreiro e editor, foi cofundador da Ler Devagar, fundou ainda a Ler Devagar Cinema, na Cinemateca Portuguesa e a Ler Devagar Artes, na Culturgest, entretanto encerradas.
José Duarte de Almeida Pinho, morreu a 30 de maio de 2023, com 69 anos, em Lisboa.