Cultura
Direitos Sociais

Festival TODOS regressa a Arroios

O "TODOS – Caminhada de Culturas", festival de interculturalidade de Lisboa através das artes performativas, iniciou a 12 de setembro a sua 16.ª edição e, este ano, de novo em Arroios.


O evento, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Academia de Produtores Culturais, realiza-se até 15 de setembro, trazendo à capital uma programação rica que cruza teatro, dança, música, visitas, exposições e gastronomia internacional.

Na abertura, o público foi convidado a partilhar a "Sopa de Arroios", uma criação do chef Joaquim Saragga, em colaboração com cozinheiros de origem bengalesa e indiana, “simbolizando o encontro de sabores e culturas”. O prato foi concebido com temperos de várias latitudes, como um “gesto de união entre as diversas comunidades que habitam a freguesia”, refletindo o espírito do festival.

“Se a cidade não for de todos, então não é de ninguém", assume o manifesto do TODOS. "Inspirados pela enorme riqueza e diversidade humana de Arroios, deixemos que a escuta e a atenção ao outro nos mostrem como a vitalidade de Lisboa reside nesta encruzilhada de centenas de nacionalidades", declarou a organização do festival.

Desde a sua criação, em 2009, o TODOS tem como objetivo “promover o diálogo entre culturas e combater os guetos territoriais”, convidando o público a descobrir a diversidade de Lisboa.