Financiamento dos projetos BIP/ZIP 2023 ultrapassa 1,6 milhões de euros
Nesta edição, foram apresentadas candidaturas com um ano de execução, uma vez que os projetos da dimensão de boas práticas, da edição de 2021, estarão ainda em execução até ao final de 2023.
Seguindo o modelo de edições anteriores, o programa destina-se exclusivamente a apoiar atividades de projetos nos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária inscritos na carta dos BIP/ZIP de Lisboa, em articulação com redes colaborativas e participativas de Lisboa, como a rede DLBC (Desenvolvimento Local de base Comunitária) e os grupos comunitários.
O BIP/ZIP Lisboa - Parcerias Locais, centra-se nas respostas às necessidades das comunidades, apoiando diretamente as redes locais nos territórios prioritários, com especial atenção em ações no âmbito da Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Saúde e Bem Estar, dos destinatários preferenciais deste programa.
É reconhecido internacionalmente com o Prémio de Boas Práticas em Participação Cidadã 2013, atribuído pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa, e o selo de qualidade URBACT Good Practice City Label atribuído, em março de 2017, à estratégia de atuação para o desenvolvimento local para os BIP/ZIP.