Futuro das Lojas com História é tema de encontro nacional
A conferência “O presente e o futuro do comércio de proximidade”, assinalou hoje no MUDE os 10 anos do programa municipal de Lisboa “Lojas com História”, integrada num conjunto de iniciativas sob o lema “Celebrar, refletir e projetar o futuro do programa, promovendo a colaboração, capacitação e inovação no setor”.
Na intervenção que encerrou a conferência, Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, fez a caracterização do tecido económico da cidade: com 79 mil organizações ativas, Lisboa representa, a nível nacional, 12% deste setor empresarial e há mais de 550 mil pessoas empregadas. O volume de negócios atinge os 110 mil milhões de euros, conferindo a Lisboa um peso bastante significativo na economia do país.
Na definição da estratégia, assinalou Diogo Moura, o município ouviu especialistas, associações e entidades representativas do setor, e lançou um questionário online a consumidores e comerciantes, com 2 084 respostas recolhidas e validadas.
As propostas sugeridas, saídas deste encontro e destes questionários, afirmou, passam pelo apoio à renda e incentivos financeiros para negócios locais, a criação de um portal digital do comércio lisboeta, a formação e o apoio à digitalização, a melhoria da mobilidade e acesso aos bairros comerciais. Este é o “ponto de partida, onde chegámos com o contributo de todos”.
Bairros comerciais vibrantes e a sua revitalização, negócios locais fortes e sustentáveis, comunicação e promoção, parcerias e colaboração, constituem os quatro eixos hoje apresentados.
Em curso, revelou Diogo Moura, estão já medidas como o Portal do Comércio online; o Programa Comércio + (capacitação e mentoria); o Balcão do Comerciante (abre em junho, espaço físico de apoio); o regulamento atualizado dos mercados; a redução de taxas para feirantes; incentivos à ocupação de lojas devolutas (ex. Rua dos Fanqueiros e Rua da Prata).
O compromisso da autarquia, concluiu, “é um pacto com os bairros, com os nossos empresários e com a cidade”, através de “políticas de apoio ao comércio local ajustadas e eficazes".