Cultura

Futuro do livro e das bibliotecas em debate

A segunda edição do “Book 2.0”, o maior evento em Portugal e na Europa de debate e discussão do futuro do livro, reuniu em Lisboa especialistas mundiais para "discutir como preservar e abraçar a nossa criação mais preciosa".

 


"Bibliotecas Públicas Municipais: Espaços de Informação, Descoberta e Aprendizagem” foi um dos temas em debate, com a participação de Edite Guimarães, da Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX).

“Lisboa tem acompanhado as tendências das bibliotecas a nível europeu, onde as bibliotecas são espaços para estar, tendo por base fundamental o acesso à informação, ao conhecimento, ao papel de promoção da leitura “, afirmou a responsável pela rede BLX.

A cidade dispõe de uma rede de 17 bibliotecas, e uma biblioteca itinerante, que promovem o acesso à leitura, à cidadania e inclusão e à preservação da memória e do património. São reconhecidas pela oferta diversificada, e pelo empréstimo gratuito dos livros aos associados, com um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e ao conhecimento, e no fomento da criatividade.

Nos espaços da rede de bibliotecas municipais são disponibilizados, ainda, programas mensais com: oficinas, encontros, conferências, exposições, sessões de música e teatro, entre outros eventos de interesse público.

O “Book 2.0” decorreu dias 5 e 6 de setembro, no Museu do Oriente, organizado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.