História, cultura e inovação de Lisboa na Expo 2025 Osaka
“É fundamental levar Lisboa até à quarta maior economia do mundo, o Japão, líder em tecnologia e inovação”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A nossa participação incide em três vetores: "história, cultura e inovação”, e pretende reforçar a projeção internacional da cidade e aprofundar laços de cooperação com o mercado japonês, salientou.
A componente histórica recorda os 500 anos da chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, e destaca São Francisco Xavier, um dos primeiros lisboetas a embarcar rumo ao Japão.
No campo cultural, Lisboa levará a Osaka o Fado e a Guitarra Portuguesa, com homenagens a Carlos Paredes e Amália Rodrigues, atuações de Camané e Ana Moura, Ricardo Ribeiro, José Manuel Neto e o grupo Alvorada.
Já o pilar da inovação, será ilustrado através de uma visita virtual à fábrica de unicórnios, sublinhando o papel da criatividade na geração de emprego e desenvolvimento económico.
Entre maio e junho, várias iniciativas celebram a presença em Osaka e a relação entre Lisboa e Japão com a participação do Museu Bordalo Pinheiro, da Casa da Ásia, do Cinema São Jorge e da Casa Fernando Pessoa.
O programa "Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa" é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com Lisboa Cultura − envolvendo equipamentos municipais como a Casa Fernando Pessoa, o Museu de Lisboa, o Museu do Fado, o Museu Bordalo Pinheiro e o Museu de Santo António − e o apoio da Associação de Turismo de Lisboa.