História, cultura e inovação de Lisboa na Expo 2025 Osaka
“É fundamental levar Lisboa até à quarta maior economia do mundo, o Japão, líder em tecnologia e inovação”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A nossa participação incide em três vetores: "história, cultura e inovação”, e pretende reforçar a projeção internacional da cidade e aprofundar laços de cooperação com o mercado japonês, salientou.
A componente histórica recorda os 500 anos da chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, e destaca São Francisco Xavier, um dos primeiros lisboetas a embarcar rumo ao Japão.
No campo cultural, Lisboa levará a Osaka o Fado e a Guitarra Portuguesa, com homenagens a Carlos Paredes e Amália Rodrigues, atuações de Camané e Ana Moura, Ricardo Ribeiro, José Manuel Neto e o grupo Alvorada. Já o pilar da inovação, será ilustrado através de uma visita virtual à fábrica de unicórnios, sublinhando o papel da criatividade na geração de emprego e desenvolvimento económico.
Entre maio e junho, várias iniciativas celebram a presença em Osaka e a relação entre Lisboa e Japão com a participação do Museu Bordalo Pinheiro, da Casa da Ásia, do Cinema São Jorge e da Casa Fernando Pessoa.
O programa "Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa" é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com Lisboa Cultura − envolvendo equipamentos municipais como a Casa Fernando Pessoa, o Museu de Lisboa, o Museu do Fado, o Museu Bordalo Pinheiro e o Museu de Santo António − e o apoio da Associação de Turismo de Lisboa.
Festa do Japão em Lisboa dá vida a Santo António
Em Osaka, entre os visitantes do Pavilhão Português na Expo Osaka, e em Lisboa, durante a Festa do Japão, dia 28 de junho, foram muitos os que quiseram participar na oficina Sortes e Tradições: Pintura de Santo António de Lisboa, de Leonor Alvim, do Museu de Lisboa-Santo António.
Com esta oficina, os visitantes foram convidados “a dar vida ao seu próprio Santo António de gesso”. No final, levaram para casa uma lembrança especial das Festas de Lisboa, “uma recordação viva de uma tradição cheia de cor, alegria e história”.
A Festa do Japão, integrada nas Festas de Lisboa, é promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa (entidade sem fins lucrativos), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa Cultura, Junta de Freguesia de Belém e da Embaixada do Japão em Portugal.
Notícia atualizada a 30 de junho, com informação sobre a Festa do Japão em Lisboa.