Igreja de São José integra requalificação do Bairro da Boavista
A celebração iniciou-se na antiga igreja, na Rua das Begónias, seguindo-se uma procissão até à nova igreja. À entrada do novo templo, o vereador Vasco Moreira Rato entregou simbolicamente a chave da igreja ao Patriarca de Lisboa, e destacou “a importância social deste novo equipamento para a integração da comunidade local”, sublinhando o papel da igreja como “espaço de encontro e coesão” no bairro.
A nova Igreja de São José integra a ampla requalificação urbana do Bairro da Boavista, que inclui a construção e reabilitação de habitação, novos equipamentos educativos e sociais e a criação de uma nova centralidade comunitária.
O complexo paroquial é composto pela igreja, capelas mortuárias e centro social e paroquial, organizados em torno de uma nova praça pública.
O Bairro da Boavista foi fundado entre 1939 e 1941 como resposta à crise habitacional da cidade, tendo acolhido populações provenientes de zonas destinadas a grandes obras públicas. A capela original, inaugurada em 1941, foi demolida no contexto das obras associadas à nova escola básica e aos novos acessos, dando lugar à igreja agora dedicada.