Urbanismo

Integração do Simplex e Prémios Valmor marcam Semana do Urbanismo

O encontro "Oito meses de Simplex e uma Proposta para o RMUEL" deu a conhecer as ideias-chave para a construção do novo Regulamento Municipal de Edificação de Lisboa, e marcou o início da Semana do Urbanismo. Nos Paços do Concelho, foram entregues os prémios Valmor de 2018, 2019 e 2020.


Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, abriu o encontro no Centro de Informação Urbana de Lisboa, destacando a transformação que os últimos oito meses do SIMPLEX trouxeram ao urbanismo em Lisboa. “Mudança de paradigma”, descreveu o foco na celeridade, clareza e transparência.

A necessidade de uma “maior objetividade” na comunicação e na tomada de decisão, trazendo um “maior conforto para quem investe na cidade”, foi ainda sublinhado pela vereadora.

O novo RMUEL, de acordo com Paulo Diogo, da CML, será orientado pelos princípios de “Simplificar, Aclarar e Adaptar”. Este processo de atualização visa modernizar o regulamento, originalmente aprovado em 2008, com alterações em 2013 e 2021. O atual procedimento de alteração do RMUEL foi iniciado em julho passado, tendo sido realizado um período de participação de interessados.

Ainda durante a Semana do Urbanismo, os Paços do Concelho receberam a entrega dos prémios Valmor relativos aos anos de 2018, 2019 e 2020. Os vencedores foram o LU.CA - Teatro Luís de Camões, a reabilitação do antigo Palacete para a Biblioteca de Alcântara e a reabilitação de Edifício de Habitação e Comércio, na Rua dos Douradores. O júri atribuiu ainda, para além dos três prémios, seis Menções Honrosas, duas por cada ano.

O presidente da CML, Carlos Moedas realçou na cerimónia que o prémio Valmor significa “a promoção do talento dos nossos arquitetos, mas também significa cidade, porque em cada uma dessas obras está exatamente o propósito da arquitetura: fazer cidade”.