Cultura

Janeiras e Bolo-Rei encerram quadra natalícia

O Dia de Reis foi celebrado na Praça do Município de Lisboa com o tradicional Cantar das Janeiras e a partilha de Bolo-Rei, numa iniciativa dedicada à história e às tradições associadas a esta data.


Durante o dia, na Baixa de Lisboa, o Grupo e Rancho da Casa de Castro Daire interpretou diversas canções que assinalam o encerramento da quadra natalícia. Ao fim da tarde, um Bolo-Rei gigante, com cerca de 110 quilos, confecionado pelo chef Vitor Sobral e distribuído ao público presente na praça, assinalou a atividade promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou o valor simbólico das Janeiras para a cidade, enquanto “tradição antiga de partilha, identidade e comunidade", acrescentando que "preservá-las é manter viva a nossa memória coletiva e projetá-la no futuro".

O canto das Janeiras é uma tradição popular associada ao Dia de Reis, em que grupos percorrem ruas e casas nos primeiros dias de janeiro para cantar votos de bom ano, saúde e prosperidade. De origem antiga e ligada à vida comunitária, esta prática assinala o fim da quadra natalícia e mantém-se como expressão de partilha, identidade cultural e convivência social em várias regiões do país.