Lisboa aderiu à Semana Europeia da Mobilidade 2025
Em Lisboa, diversas iniciativas assinalaram mais uma edição da SEM, de 16 a 22 de setembro, convidando a repensar a forma como nos deslocamos e a experimentar alternativas mais sustentáveis como caminhar, pedalar, usar transportes públicos ou combinar diferentes meios.
No domingo, dia 21, a Estrada Marginal transformou-se num espaço de mobilidade ativa entre Alcântara e a Parede. Durante a manhã, dezenas de atividades preencheram mais de 15 km sem carros, desde escalada, surf e vela, caminhadas, trampolins e jogos tradicionais, organizados por cerca de 50 parceiros.
No Lumiar e em Alvalade, a EB Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e a EB São João de Brito, receberam a Manhã da Mobilidade, com jogos, aprendizagens e muita energia, sem carros à porta da escola.
No Dia Europeu sem Carros, que encerrou a SEM, David Nogueira, estudante de Sistemas de Transportes no Instituto Superior Técnico, juntou-se ao projeto Pedalar Sem Idade.
A missão? Transportar pessoas com mobilidade reduzida pela cidade de Lisboa num triciclo adaptado, proporcionando momentos de alegria, inclusão e ligação à comunidade. “Esta é uma iniciativa importante para mostrar que a mobilidade suave pode ajudar a transformar Lisboa numa cidade mais viva e saudável", afirmou.
Este ano, a SEM contou com a participação de 34 países, e mais de 1 000 localidades, incluindo 60 municípios portugueses.