Ambiente
Mobilidade

"Mexe-te pela tua cidade" promove mobilidade escolar ativa

O programa integra a estratégia de mobilidade ativa sustentável, condicionando o trânsito automóvel durante o período de entrada dos alunos na escola, onde só se pode andar a pé, de bicicleta, skate, patins ou trotineta. O agrupamento de escolas Filipa de Lencastre e a escola Sarah Afonso foram pioneiros deste projeto, em 2023.

 


Uma vez por semana, incentiva-se a comunidade escolar a ser mais ativa e sustentável, com a prática de um estilo de vida saudável. Alunos, professores e pais são convidados a deslocarem-se a pé, de bicicleta, de patins ou de trotinete até à escola.

Esta iniciativa promove, também, a redução da utilização do automóvel nas deslocações casa-escola, com um impacto na diminuição dos níveis de poluição sonora e atmosférica nas envolventes das escolas.

O projeto está em fase de crescimento, e integra agora mais quatro escolas: a ES Padre António Vieira em Alvalade; a EB Adriano Correia de Oliveira, EB Arco-Íris e a EB das Piscinas nos Olivais. Decorre nos períodos letivos, e o acesso é sempre garantido a residentes, pessoas com mobilidade condicionada e veículos de emergência.

"Mexe-te pela tua cidade" é um projeto distinguido pelo programa BICI (Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure), com o objetivo geral de melhorar as ligações escolares através da mobilidade ativa e com o objetivo específico de melhorar e de intervir na ligação de vinte escolas à rede ciclável.