Mobilidade

Programa BICI financia melhorias nas ligações escolares em rede ciclável

A ciclovia provisória Rua da Prata-Restauradores, foi o local escolhido para apresentação do projeto BICI ligações escolares, com um financiamento de 400 mil euros para melhorar a rede de ciclovias. Até dezembro de 2025, o projeto BICI (Bloomberg Initiative for Cycling Infrastruture), prevê 23 intervenções em acessos cicláveis e requalificação das envolventes das escolas de Lisboa.


A tipologia central é a criação de 14 ciclovias segregadas, os elos escolares, perfazendo mais de 10 km, e que ligarão a rede ciclável existente a 18 escolas selecionadas. Na maior parte destas intervenções, este processo é combinado com outras tipologias de intervenção como a conversão de ruas para 30 + BICI, as ruas escolares ativas e as melhorias de requalificação e acalmia de tráfego das envolventes escolares, explicou Fernando Rosa, da Câmara Municipal de Lisboa.

A programação do BICI inclui, ainda, o desenvolvimento de cinco processos participativos de desenho e teste de troços cicláveis essenciais para a cidade, incluindo a ligação provisória dos Restauradores à Rua da Prata agora em funcionamento, "que podem viabilizar a implementação de mais 9,6 km de ciclovias críticas para a consolidação da rede".

Há cerca de um ano, o município apresentou uma candidatura de Lisboa a este programa pioneiro da Bloomberg Philanthropies, concorrendo com mais 274 cidades, de 66 países. Em junho último, a proposta foi reconhecida como uma das dez melhores, com um financiamento de 400 mil euros.