Direitos Sociais

Lisboa assinala o 1º Dia Nacional das Acessibilidades

Pensar a cidade, sentindo na pele as dificuldades das pessoas com mobilidade reduzida, foi o desafio apresentado pela Associação Salvador, no 1.º Dia Nacional das Acessibilidades, 20 de outubro.


Nesta data, os Paços do Concelho foram palco de um evento de sensibilização para a igualdade de oportunidades e inclusão das pessoas com deficiência.

Sob o mote “quem não tem mobilidade, não tem liberdade“, as autarquias foram convidadas a ser, também, agentes de mudança. O encontro, presencial e online, reuniu mais de 30 autarcas de todo país que refletiram sobre as barreiras urbanísticas e arquitetónicas do espaço urbano.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal, defendeu que a cidade de Lisboa tem uma responsabilidade acrescida neste desafio, por ser a capital do país e, largas vezes, o primeiro contacto com Portugal para muitos. O Presidente deixou o seu compromisso para o futuro: a conceção de um bairro modelo que seja um exemplo de acessibilidade para todos e para as melhorias que devem ser efetuadas nas cidades.