Lisboa dá as boas-vindas a 400 estudantes e investigadores internacionais
A edição deste ano registou 600 inscrições, o que mostra a consolidação do crescimento desta iniciativa, que procura acolher quem escolhe Lisboa para aprofundar a sua formação académica e científica.
Durante a cerimónia, os participantes foram convidados a conhecer o Study in Lisbon Lounge , um espaço criado pelo município para apoiar estudantes e investigadores internacionais e receberam ainda um kit de boas-vindas, com informação útil sobre as universidades e serviços da cidade.
“Lisboa é uma cidade aberta, formada por diversidade, inovação e criatividade. É nesse espírito que acolhemos os estudantes e investigadores que escolheram a nossa cidade não apenas como destino académico ou profissional, mas também como lugar para viver experiências únicas e construir pontes”, afirmou Diogo Moura, vereador com o pelouro de Economia e Inovação.
Para muitos dos participantes, Lisboa foi escolhida pela qualidade das instituições de ensino e investigação, mas também pela sua dimensão cultural, clima e qualidade de vida. Carlo, estudante de Direito, vindo da Sardenha (Itália), sublinhou: “Escolhi Lisboa porque queria encontrar uma cidade onde me sentisse em casa.” Já Anatália, da Eslováquia, sublinhou a proximidade ao mar e o ambiente cosmopolita da cidade, onde irá frequentar o curso de Economia e Gestão no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa.
Este encontro é também uma oportunidade para ouvir os novos residentes e compreender melhor a sua experiência em Lisboa, reforçando o compromisso em ser cada vez mais uma capital aberta à inovação que atrai e retem talento.