Lisboa e Île-de-France cooperam na Inovação, Mobilidade e Cultura
O protocolo, assinado pelo presidente da Câmara Municipal e do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carlos Moedas, e Valérie Pécresse, presidente da região Île-de-France – de visita a Lisboa, reafirma a parceria estratégica entre a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a região Île-de-France, a mais povoada de França, com 12,3 milhões de habitantes, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é maior que o PIB do Portugal.
Na recepção, nos Paços do Concelho de Lisboa, Carlos Moedas destacou a forte presença da comunidade portuguesa em França e da comunidade francesa em Lisboa, sublinhando que esta ligação humana reforça o alcance do protocolo e a proximidade entre os dois territórios.
Antecedendo uma visita à Unicorn Factory – inspirada na Estação F em Paris, “o maior campus de startups do mundo – Carlos Moedas assinalou que ”este é um protocolo que afeta muitos assuntos, o assunto que está no centro do coração do que nós, na metrópole de Lisboa, da nossa região, queremos fazer: a inovação, a inovação como motor do emprego".
Os laços que unem as duas regiões "são realmente muito fortes”, afirmou Valérie Pécresse: “Temos cerca de 700 mil habitantes da Île-de-France que falam português, que são portugueses ou descendentes de portugueses (…). Somos uma grande região lusófona, e é natural que sejamos os primeiros parceiros da capital de Portugal”, sublinhou.
“Queremos unir os nossos incubadores”, acrescentou a presidente da região francesa. "Muitos jovens da região de Paris vêm hoje teletrabalhar para Lisboa, e temos também muitos jovens portugueses que consideram que o seu primeiro mercado é a França. Portanto, é importante fazê-los trabalhar juntos, e a Europa vai ajudar-nos nisso, porque com Carlos Moedas queremos participar em mais programas europeus, obter mais fundos europeus e desenvolver parcerias inter-regionais.”