Lisboa em resposta operacional no distrito de Leiria
A CML ativou uma resposta operacional de apoio ao distrito de Leiria, através do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB), Serviço Municipal de Proteção Civil e bombeiros voluntários.
Para Vieira de Leiria, foi mobilizado um contingente reforçado do RSB, composto por 10 operacionais e três viaturas, para apoiar as ações de socorro. Esta equipa esteve até ao momento empenhada em 13 intervenções, relacionadas com inundação em caves; abertura de porta; queda de estruturas; queda de árvores; colocação de lona em telhado (para proteção). Segue-se a avaliação de complexo escolar e remoção/retirada de peças em risco de queda.
Na Marinha Grande, encontra-se no terreno uma equipa de avaliação de estruturas e reconhecimento, composta por um engenheiro do Serviço Municipal de Proteção Civil e dois elementos do RSB, apoiada por um veículo ligeiro de combate a incêndios. A missão tem uma duração expectável entre três e cinco dias.
Foram ainda acionados corpos de bombeiros voluntários de Campo de Ourique, Ajuda, Lisbonenses e Cabo Ruivo, com meios de emergência pré-hospitalar e equipamentos para corte de árvores e desobstruções, atualmente mobilizados para o concelho de Ourém. Estes meios foram acionados e articulados com a Proteção Civil.
A CML mantém a articulação permanente com a Proteção Civil e os Bombeiros de Leiria, Marinha Grande e outros municípios, e permanece disponível para colaborar com os meios humanos e materiais que venham a ser solicitados.