Lisboa no top 3 das capitais europeias no Índice TomTom
O índice TomTom é “o mais conhecido e reconhecido entre os estudos de circulação rodoviária e mobilidade no mundo” e analisa o nível de tráfego de 500 cidades a nível mundial.
“Melhor mobilidade é melhor qualidade de vida para os lisboetas. Estes dados são o resultado de uma visão de cidade equilibrada”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Já para o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, “esta classificação de Lisboa entre as três cidades com melhor mobilidade na europa é um motivo de orgulho. A nossa mobilidade está a dar resultados e eles são factuais e objetivos. O índice TomTom reflete a mobilidade da cidade e por isso é um instrumento essencial.”
Relativamente ao tempo médio em horas de ponta, indicador utilizado pela TomTom, Lisboa ocupa o 8.º lugar das capitais europeias com melhor desempenho.
O índice mundial de tráfego relativo ao ano de 2024 foi conhecido a 7 de janeiro, e atribui a Lisboa uma subida no ranking nos últimos anos, nomeadamente:
- 3º lugar no nível de congestionamento mais baixo das capitais da União Europeia, encontrando-se em 3º lugar ex-aequo quando comparado com as 25 capitais da União Europeia – Zagreb (Croácia) e Nicósia (Chipre) não foram avaliadas pelo índice de 2024 – abrangidas pelo índice;
- 8º lugar com menos tempo médio perdido em horas de ponta (comparando com a União Europeia);
- tempo médio por 10 km percorridos: Lisboa está no top 10 das cidades da União Europeia em que este percurso é feito em menos tempo, consolidando o valor do indicador nos 23 minutos e 47 segundos por cada 10 km percorridos;
- No universo das 500 cidades analisadas, Lisboa ficou em 294º lugar no ranking mundial de congestionamento.
Mesmo comparando com o universo das 500 cidades analisadas – muitas delas de pequena dimensão (309) –, a cidade atinge o 294.º lugar, “evidenciando” que “Lisboa tem um excelente resultado”.