Segurança

Lisboa prepara sistema de Proteção Civil para Jornada Mundial da Juventude

A cidade “está preparada para responder às necessidades que surjam durante a Jornada Mundial da Juventude.” A garantia foi dada por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa visita ao curso Medical Response to Major Incidentes, de 17 a 19 de abril, no Templo Radha Krishna.


A ação foi organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, e ministrada pelo "Madeira International Disaster Training Centre", com a participação de 157 profissionais, de 28 entidades: bombeiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, forças policiais e militarizadas, serviços municipais, e técnicos de gestão, comando e controlo de emergências.

Ao longo de três dias, foram testados cenários de eventos de massa, análogos à JMJ Lisboa 2023, num treino operacional que visa o fortalecimento do sistema municipal de proteção civil e a preparação das entidades para uma melhor e mais articulada resposta conjunta a qualquer ocorrência.

O MRMI é uma formação diferenciada na área da emergência e catástrofe, para uma resposta integrada de todas as células da Proteção Civil. Baseia-se num modelo de simulação avançada em que é treinada toda a cadeia de comando, em vertentes como: acidentes, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredor de evacuação e resposta da comunidade. Em Portugal, o MRMI é da responsabilidade do "Madeira International Disaster Training Centre".

Lisboa e Loures vão receber a Jornada Mundial da Juventude 2023, no Parque Tejo, de 1 a 6 de agosto.