Direitos Sociais

Lisboa recebeu a conferência internacional Fast-Track Cities 

O segundo encontro Fast-Track Cities – agendado para 2020 e adiado devido à pandemia de Covid-19 – reuniu em Lisboa representantes de 300 cidades comprometidas na erradicação do VIH, hepatites virais e tuberculose.


Na sessão de abertura, dia 20 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, garantiu o “apoio” a esta causa.

“Quanto mais profunda a doença, mais forte deve ser a esperança”. Lisboa, garantiu, “estará na linha da frente desta batalha”.

“É um direito que temos como cidadãos”, sublinhou o autarca, defendendo que “a ciência deve estar aberta a todos”.

Cidade sem Sida

"Lisboa sem Sida" assume o compromisso de “acabar com a epidemia do VIH e Sida, como problema de saúde pública, na cidade de Lisboa até 2030, através da melhoria do acesso às várias respostas disponíveis – onde se inclui o teste, o preservativo, a profilaxia pré e pós exposição e o tratamento – e também da redução da discriminação”.

A parceria global Fast-Track Cities reúne mais de 300 cidades e municípios de todo o mundo, incluindo Lisboa, a IAPAC, a Joint United Nations Programme on HIV/AIDS, e a UN Human Settlements Programme.