Cultura
Direitos Sociais

Lisboa saúda a Jornada Mundial da Juventude 2022

O evento maior da juventude católica, que junta milhares de jovens oriundos dos cinco continentes, enquadra-se e valoriza a tradição tolerante, solidária e cosmopolita da capital portuguesa.


O Papa Francisco anunciou hoje no Panamá, no último dia da Jornada Mundial da Juventude 2019, que a edição de 2022 vai realizar-se em Lisboa, no verão.

A Câmara Municipal de Lisboa "regozija-se com a decisão e saúda desde já os milhares de jovens que visitarão a capital".

Considerando o espírito multicultural da Jornada Mundial da Juventude, a autarquia não pode deixar de afirmar que este evento maior da juventude católica, que junta milhares de jovens oriundos dos cinco continentes do mundo, se enquadra e valoriza a tradição tolerante, solidária e cosmopolita da cidade.

"Em 2022, Lisboa será a capital mundial de milhões de jovens na partilha da fé, mas também do sentido de humanidade, de comunidade e de tolerância", <link www.facebook.com/camaradelisboa/videos/1096884380493278/ _blank external "Abrir nova janela">afirmou Fernando Medina numa reação</link> ao anúncio, em direto do Panamá. O presidente da câmara municipal sublinha que a autarquia tudo fará para que Lisboa seja "o palco das melhores e maiores jornadas de juventude até agora realizadas".

A Jornada Mundial da Juventude, criada pelo papa João Paulo II em 1985, é celebrada todos os anos ao nível diocesano, com um intervalo periódico de dois ou três anos.

As anteriores edições decorreram na cidade de Colónia (Alemanha) em 2005, em Sidney (Austrália) em 2008, em Madrid (Espanha) em 2011, no Rio de Janeiro (Brasil) em 2013, e em Cracóvia (Polónia) em 2016.