Lisboa vence prémio de Sustentabilidade e Inovação em compras públicas
A entrega do prémio teve lugar no final do primeiro dia da Conferência Procura+, evento que junta, até dia 14 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, especialistas internacionais que vão partilhar as melhores práticas para que as compras públicas sejam ecológicas, inovadoras, circulares e socialmente responsáveis.
“Em Lisboa, estamos a transformar a ideia de sustentabilidade em realidade. E estamos a fazê-lo dando o exemplo", afirma Carlos Moedas.
Estamos, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, "muito perto de atingir os 100% de compras sustentáveis" na autarquia. “Este prémio é também o reconhecimento do empenho de todos os trabalhadores e dirigentes que, diariamente, se esforçam para fazer mais e melhor, em direção a um novo paradigma da contratação pública”, acrescenta Carlos Moedas.
A Câmara Municipal de Lisboa é um dos dez maiores compradores públicos do país e foi a primeira organização portuguesa (pública e privada) a implementar o sistema de compras sustentáveis de acordo com a Norma ISO 20400 (norma internacional de orientação em compras públicas sustentáveis).
Lisboa foi finalista com Barcelona e Lituânia do prémio na categoria Iniciativa em Contratos Públicos.