Direitos Sociais
Educação

Lumiar abre creche para 84 crianças

Está aberta a creche André Gouveia, no Lumiar, com capacidade para acolher 84 crianças até aos 3 anos. A obra representa um investimento municipal superior a 2,7 M€, com financiamento parcial de cerca de 1 M€ do Plano de Recuperação e Resiliência.


Gerida pela “Associação Crescer e Formar”, e integrada no Programa de Desenvolvimento de Creches de Lisboa – B.a.Bá, de incentivo à natalidade e de fixação de jovens na cidade, esta nova valência conta com dois berçários para 20 crianças, duas salas de atividades para 28 crianças dos 12 aos 24 meses, e duas salas para acolher 36 crianças entre os 24 e os 36 meses.

A creche foi construída num piso único, e uma entrada com alpendre coberto, que facilita a transição do exterior para o interior. A circulação interior liga as salas de atividades, a sala de refeições – com cozinha equipada para a preparação de refeições – e o recreio exterior coberto. O berçário tem acesso independente, para garantir total privacidade.

Localizada na Rua André Gouveia – numa parcela municipal ocupada por hortas informais – a creche presta homenagem ao “humanista do século XVI, nascido em Beja”, salientou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Em 1533, André Gouveia foi reitor da Universidade de Paris, e anos mais tarde fundou o Colégio Real das Artes, de Coimbra, tendo uma grande importância na reforma dos estudos superiores em Portugal.