Direitos Sociais

Mamografia para mulheres em Lisboa até aos 50 anos

A nova Sala de Mamografias funciona nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, e resulta de um protocolo entre o município e a Fundação Champalimaud.


As mamografias são gratuitas, para mulheres residentes em Lisboa com menos de 50 anos, faixa etária onde se tem verificado um “aumento significativo da incidência e mortalidade” por cancro da mama.

Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, sublinhou a gravidade do aumento dos casos de cancro em pessoas jovens: “Temos vindo a assustar-nos progressivamente com o aparecimento de determinados cancros, antes da idade em que, em geral, estamos mais convencidos, que é a idade em que os cancros normalmente se manifestam nas pessoas. Se os cancros são detetados demasiado tarde, a mortalidade aumenta".

A medida é gratuita e “não exclui ninguém”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa. As mulheres residentes em Lisboa, “que têm menos de 50 anos, que têm alguma dúvida, venham aqui, tragam o seu bilhete de identidade”.

A identificação precoce de alterações da mama, através de uma mamografia de baixa radiação, é fundamental para o sucesso do tratamento, permitindo detetar alterações por vezes não identificáveis por apalpação.