Medalha de Mérito Cultural entregue à Casa do Concelho de Tomar
Fundada a 4 de março de 1943 por cerca de duzentos sócios fundadores, muitos deles operários, pedreiros, carpinteiros e serventes provenientes da zona nordeste do concelho de Tomar, a instituição teve a sua primeira sede social na rua Nova do Almada.
Foram estes pioneiros, conhecidos popularmente como "patos bravos", que se destacaram pela sua tenacidade, persistência e espírito empreendedor, que estiveram na origem da Casa do Concelho de Tomar. Desde cedo tinham o sonho de construir uma Casa, concretizado após 25 anos, graças ao esforço coletivo dos seus associados que contribuíram com dinheiro, materiais e mão de obra voluntária.
Hoje, a Casa do Concelho de Tomar dispõe de instalações próprias, com um edifício de quatro pisos, na zona da Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa. O espaço tem múltiplas atividades culturais e sociais, como o conhecido Bar Templários, com música ao vivo, salão de jogos, escola de ballet, aulas de dança de salão, sevilhanas, tango, bio dança e matinés dançantes para seniores, além de festas e passeios culturais.
Com cerca de mil sócios ativos, a Casa mantém-se fiel ao objetivo inicial dos seus fundadores, ao promover de forma contínua a cultura e tradições de Tomar e contribuir para o bem-estar social e cultural da comunidade instalada em Lisboa. Pela sua história de dedicação e pelo relevante papel social e contínua promoção e valorização cultural, foi atribuída a Medalha Municipal de Mérito Cultural à Casa do Concelho de Tomar, através da proposta 87/2025, subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e pelo vereador Diogo Moura.
A Casa do Minho, a casa regional minhota mais antiga da capital, fundada a 29 de abril de 1923, foi igualmente distinguida por unanimidade em reunião de câmara, através da proposta 88/2025.
As Casas Regionais de Lisboa, alguma delas já centenárias, de que é exemplo a Casa do Minho em Lisboa, têm contribuído para a diversidade cultural e social que caracteriza a cidade e a sua identidade plural.