Inovação

Missão Smart Cities promove em Lisboa a integração do Brasil e Europa

Intercâmbio nas áreas da Inovação, Startups, Mobilidade, Reordenamento e Governança Metropolitana marca a agenda de 22 autarcas brasileiros em visita a Lisboa.


Autarcas de sete cidades brasileiras iniciaram em Lisboa uma visita ao nosso país, integrada na missão Smart Cities, realizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil, com o apoio do Fórum de Integração Brasil-Europa.

Na receção, a 23 de junho, nos Paços do Concelho de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa defendeu a importância recíproca do encontro, nas áreas da tecnologia e inovação: “Podemos fazer muito mais entre as cidades portuguesas, e entre Lisboa e muitas cidades brasileiras”.

Algumas das grandes empresas tecnológicas em Lisboa são brasileiras, lembrou Carlos Moedas, “como é o caso do Quinto Andar, que é um dos nossos unicórnios”. 

A quarta visita da missão ao nosso país – que incluiu uma passagem pelo Beato Innovation District –, permite "continuar a criar e a desenvolver essa relação entre Lisboa e muitas cidades brasileiras", acrescentou Carlos Moedas, na receção no Salão Nobre, aos prefeitos de Osasco, Gerson Pessoa, e de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, do estado de São Paulo.

Em 2022, Lisboa e São Paulo haviam assinado um acordo de Cooperação e Amizade, focado nas áreas de: Inovação e Tecnologia; Cultura e Economia Criativa; Desenvolvimento Económico e Investimentos; Mobilidade Urbana Sustentável; Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana; Turismo; Agenda 2030 e Mudanças Climáticas.