Habitação

Morar Melhor está a requalificar o bairro Telheiras Sul

Obras do programa “Morar Melhor” estão já a melhorar as habitações de 430 moradores de Telheiras Sul, em 200 frações de cinco edifícios, com a reabilitação de coberturas, empenas e elevadores.


Desde o arranque do Morar Melhor - Programa de Reabilitação de Bairros Municipais de Lisboa, no início de junho, estão já em curso intervenções em quatro bairros geridos pela Gebalis: Alfinetes, Boavista, Padre Cruz e João Nascimento Costa.

O objetivo das intervenções, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na visita ao bairro, a 20 de julho, é “mudar e melhorar a vida das famílias residentes nos bairros municipais”.

Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o programa “Morar Melhor” inclui intervenções de fundo em 478 edifícios com 8 614 frações, e reabilitação direta de 1 545 habitações.

O Bairro de Telheiras Sul foi construído em 1996, para realojar a população residente nos núcleos de barracas denominados Quinta das Fonsecas e Quinta da Calçada. É composto por seis lotes de nove andares cada. Trata-se de um bairro com um trabalho já consolidado, através do acompanhamento da Gebalis e parceiros, nomeadamente da Junta de Freguesia de Alvalade e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. No território, existe ainda um Grupo de Prevenção e Segurança, um Grupo Comunitário e um Grupo de Discussão de Casos de Insalubridade, permitindo a participação da população e de diversas entidades na discussão e resolução de problemas.