Programa de requalificação vai avançar em 11 bairros municipais
Em muitos casos, salientou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, são obras estruturais em coberturas, fachadas e espaços comuns de prédios que não sofreram quaisquer intervenções "ao longo de várias décadas".
O programa Morar Melhor vai ter início em sete lotes do Bairro dos Alfinetes, local visitado hoje por Carlos Moedas, Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Manutenção e Obras Municipais; José Videira, presidente da Junta de Freguesia de Marvila; e Fernando Angleu, presidente da Gebalis.
Nesta fase das obras de reabilitação, serão intervencionadas mais de 2 000 casas, em 129 edifícios de 11 bairros municipais: 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.
Além da recuperação destes edifícios, o contrato programa previa a reabilitação de 830 frações a realizar em 36 meses, um prazo que o responsável espera concluir “em apenas 18 meses”.
A iniciativa, acrescentou, resulta da assinatura do contrato programa que a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu à Gebalis, “assumindo assim o maior investimento de sempre na recuperação dos bairros”.
A Gebalis, é responsável pela gestão do arrendamento da habitação municipal de Lisboa, em 66 bairros, mais de 23 000 casas, onde vivem 60 000 pessoas.