Habitação

“Morar Melhor” reabilita mais três bairros municipais

Vinte e cinco lotes, dos bairros da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista vão ser reabilitados pela Gebalis. Melhoria das condições térmicas, de segurança e de habitabilidade, vai beneficiar 1 005 moradores.


Na zona norte, o Bairro da Avenida de Berlim, nos Olivais, receberá obras de reabilitação em seis lotes, correspondentes a 87 frações, num investimento superior a um milhão de euros. A intervenção ficará concluída no primeiro trimestre de 2025.

No Beato, o Bairro dos Ourives vai beneficiar de um investimento de cerca de 1 159 941 euros, numa empreitada em cinco lotes, que se estima concluída também no primeiro trimestre de 2025.

Um ano após o início da intervenção no Bairro da Boavista, em Benfica, a Gebalis avança agora com nova operação de reabilitação, com dotação orçamental de 2,5 milhões de euros. Até ao segundo trimestre de 2025, as obras irão requalificar 14 lotes, com impacto em 168 casas.

Todas as obras, informa a Gebalis, vão melhorar as condições térmicas dos edifícios, de segurança, das condições de habitabilidade e do tempo de conservação dos lotes. Para tal, serão intervencionadas as coberturas e beirais, portas, fachadas dos lotes, caixilharias, além da requalificação de espaços interiores comuns e exteriores.

O início das empreitadas, afirma Fernando Angleu, presidente da empresa municipal, “materializa, uma vez mais, o compromisso assumido pela Gebalis para com a Câmara Municipal de Lisboa e, sobretudo, para com os residentes nos bairros municipais, no sentido de aumentar o conforto habitacional e melhorar a sua qualidade de vida”.

Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o programa “Morar Melhor” inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8 614 frações, e reabilitação direta de 1 545 casas.

As próximas empreitadas, que deverão começar durante o verão, terão lugar no Bairro Casalinho da Ajuda, Bairro Alta de Lisboa – PER 3, Bairro Alta de Lisboa – PER 4, Bairro Alto da Faia, Bairro Padre Cruz e Bairro Carlos Botelho.