Economia
Inovação

Município apoia Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa

Lisboa aprovou a atribuição de um subsídio de 745 mil euros à Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa (AIEL). Apoio visa a promoção e apoio de iniciativas de empreendedorismo, de criação de emprego e de estímulo à inovação, reforçando a posição de Lisboa a nível internacional.


O Município de Lisboa “tem interesse em garantir a realização de um conjunto de iniciativas, eventos e programas de apoio ao empreendedorismo e aceleração de empresas”, sendo a AIEL “o organismo dotado das melhores condições para o fazer”, diz o documento subscrito pela vereadora Joana Oliveira Costa.

Na proposta aprovada em reunião de câmara, a 19 de julho, a autarquia salienta que a AIEL já recebeu mais de 6 350 candidaturas para incubação e apoiou mais de 750 startups, de 52 países, que angariaram mais de 635 milhões de euros. Desde a sua criação, a colaboração com o Município de Lisboa tem gerado “forte impacto na economia e inovação da cidade, no desenvolvimento do ecossistema empreendedor, na atração de talento" e no reconhecimento da cidade como "polo de empreendedorismo e inovação”.

A AIEL é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada pelo Município de Lisboa, o Montepio Geral e o IAPMEI. Assegura a operacionalização do Hub Criativo do Beato, em articulação com os serviços municipais, e em 2022, em articulação com a CML lançou a “Unicorn Factory Lisboa”.