Segurança

Município apoia Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Lisboa

Câmara aprovou por unanimidade, na reunião de 15 de março, a atribuição de 80 mil euros a cada uma das seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Lisboa (AHBV), para a continuidade do Dispositivo Integrado e Permanente de Emergência Pré-Hospitalar (DIPEPH).


Este dispositivo, de acordo com a Proposta 99/2023, “reduz substancialmente o tempo médio de resposta/espera da assistência à vítima de acidente ou doença súbita, revelando-se, deste modo, uma mais-valia para a resposta as emergências pré-hospitalares na cidade de Lisboa”.

Desde a sua criação, em 2017, até dezembro de 2022, o DIPEPH recebeu 188 317 mil ocorrências pré-hospitalares.

Em setembro de 2022, na sequência da monitorização em desenvolvimento e do pedido expresso do INEM para a duplicação de meios do DIPEPH, foi assegurado o reforço permanente, para a assistência de emergência pré-hospitalar, das Ambulâncias de Socorro disponíveis no Dispositivo, passando o sistema a contar com doze ambulâncias de socorro, das quais, seis 24h / 365d e seis 12 h de domingo a quinta-feira e 24h às sextas-feiras e sábados.

Na reunião, foi ainda aprovada por unanimidade a Proposta 99/2023, que atribui apoio financeiro a cinco AHBV, de forma a compensar as operações de Proteção Civil que ocorreram em dezembro de 2022.

O apoio, no valor de 10 mil euros a cada AHBV, abrange: Ajuda, Beato e Penha de França, Campo de Ourique, Lisbonenses e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lisboa.

Consulte nesta página a ata em minuta da reunião.