Segurança

Município garante reforço de ambulâncias de socorro em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa duplica, a partir de 1 de setembro, os meios de emergência pré-hospitalar em permanência. O Serviço Municipal de Proteção Civil passa a contar com 12 ambulâncias de socorro dos bombeiros voluntários da cidade para apoio direto ao Instituto Nacional de Emergência Médica.


A medida foi anunciada a 25 de agosto, Dia Municipal de Bombeiro, e visa responder ao atual acréscimo de pedidos via 112, através do reforço dos meios do Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar (DIPEPH).

O DIPEPH – coordenado pelo serviço municipal de Proteção Civil – é um modelo inovador no país, ao nível da emergência pré-hospitalar, que garante uma gestão centralizada e otimizada dos meios de emergência pré-hospitalar disponibilizados pelas seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Lisboa: Ajuda, Beato, Cabo Ruivo, Campo de Ourique, Lisboa e Lisbonenses.

Desde a sua criação, em 2017, o DIPEPH recebeu mais de 150.000 ocorrências pré-hospitalares, representando uma melhoria substancial na resposta às situações de emergência médica e acidente, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica em Lisboa.