Segurança

Sapadores Bombeiros vão ter novo Quartel de Comando e Formação

O futuro quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB), em Marvila, faz parte do Plano de Reestruturação do Dispositivo de Socorro de Lisboa, e representa um investimento de 17 milhões de euros. Obra deverá ficar concluída em 2025.


Ao todo, serão cerca de 19 mil m2, para receber o comando do RSB, um canil e parque canino, um pavilhão polivalente e o novo quartel da 6ª companhia.

Está, ainda, prevista a construção de uma nova Escola de Formação – que poderá receber até 120 formandos e 30 formadores – com uma nova torre e uma galeria de treinos para simulação de emergências reais.

O novo espaço, pretende “assegurar uma resposta pronta e eficaz às emergências na cidade, melhorando as condições de trabalho de todos os bombeiros de Lisboa.”

Na cerimónia que assinalou o arranque das obras, dia 4 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa salientou o papel do RSB e do seu “centro de formação internacional”. Os bombeiros, disse Carlos Moedas, “têm sido um exemplo para Portugal, mas também um exemplo para o estrangeiro, para aqueles que querem aprender tecnicamente.”

“É importante valorizar os nossos bombeiros e agradecer o que eles fizeram durante a pandemia”, afirmou o autarca.