Inovação

Município e Startup Portugal promovem Inovação e Talento na Web Summit

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Startup Portugal marcam presença na Web Summit 2024. O stand conjunto, inaugurado esta manhã, permite maximizar o espaço de exposição, promover diversas iniciativas e o potencial da cidade como centro de inovação e de empreendedorismo.


Ao longo dos quatro dias da cimeira tecnológica, a CML vai promover as iniciativas da Unicorn Factory Lisboa, contando com a colaboração de uma equipa de voluntários do ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Católica e Nova SBE, dedicada à divulgação de projetos que visam atrair e reter talento qualificado para a cidade. 

Equipado com tablets e ecrãs interativos, o espaço permite conhecer os programas disponíveis da CML, reforçando a imagem de Lisboa como o local ideal para lançar e desenvolver, de forma rápida e eficiente, o ecossistema de startups tecnológicas.

“A inspiração vem de todos, dos 14 unicórnios que são lisboetas, e isso é o mais importante”, salientou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. "Queremos ser a cidade do talento, e a cidade do talento é a cidade de todos”, sublinhou, destacando o impacto da criação de 15 000 postos de trabalho na cidade.

Gil Azevedo, diretor da Unicorn Factory Lisboa, destacou a visão global da organização, que se liga a ecossistemas em todo o mundo para consolidar Lisboa como um mercado de inovação. As áreas de atuação da Unicorn Factory, explicou, incluem apoio a startups em fase inicial, desenvolvimento de competências para alcance internacional, colaboração com instituições académicas para formar os inovadores do futuro, e promoção da Inovação Social.

Por seu lado, António Martins, da  Startup Portugal, salientou o crescimento do investimento em Portugal e a capacidade do país para atrair e reter talento. Através de programas específicos, disse, a Startup Portugal está a criar condições para que cada vez mais empreendedores escolham Portugal como base para desenvolver as suas startups.

De acordo com dados atualizados da Web Summit 2024, estão registados 71 528 participantes de todo o mundo, incluindo CEOs, startups, investidores, delegações comerciais, e meios de comunicação. Com lotação esgotada, a cimeira tecnológica conta com a presença de mais de 3 000 empresas, com o setor de Inteligência Artificial (IA) a destacar-se como o mais representado.