Inovação

Web Summit de regresso à Capital Europeia da Inovação

Começou a 9.ª edição da Web Summit Lisboa. De 11 a 14 de novembro – com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa –, a MEO Arena e a FIL, no Parque das Nações, deverão receber cerca de 70 mil participantes, de 160 países. Das 125 startups que representam Portugal, 53 estão localizadas em Lisboa.


Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, abriu a cimeira tecnológica na capital portuguesa e destacou o rápido crescimento  da Unicorn Factory, que, em apenas dois anos, atraiu 14 unicórnios para Lisboa: “Tornámo-nos no tech hub mais atrativo da Europa”. Com o seu apoio, lançámos quatro novos hubs em Lisboa dedicados à inteligência artificial, à sustentabilidade e ao web3.

Na sua intervenção, o autarca lançou ainda um apelo às empresas para fazerem "uma cidade de inovação social e inovação sustentável, ajudando as pessoas a melhorar”, e sublinhou o impacto do “maior programa de inovação social da Europa, com mais de 300 equipas nacionais e internacionais a colocarem as suas competências ao serviço da cidade.” Recentemente, foram anunciadas as empresas nacionais e internacionais finalistas de "Lisboa Innovation for All", o maior prémio de inovação social da Europa.

Com lotação esgotada, esta edição da Web Summit marca o regresso de Paddy Cosgrave à liderança, sendo esperados 70 mil participantes, de 160 países, mais de 3 000 empresas e 1 200 startups fundadas por mulheres.

A presença de 1 000 investidores e 2 000 meios de comunicação internacionais sublinha a importância global do evento e da relevância de Lisboa no ecossistema tecnológico. Durante a cimeira, serão abordados temas como as alterações climáticas, os cuidados de saúde e a educação, e a forma como a tecnologia pode ajudar a enfrentar estes desafios.

Garantida em Lisboa até 2028, a Web Summit continua a afirmar a capital como centro de inovação e liderança tecnológica, ao projetar o futuro de uma cidade que acolhe e promove o conhecimento a tecnologia.